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Comissão do MEC avalia curso da Unemat
Comissão do MEC avalia curso da Unemat
16/12/2003 18:23:18
por Coordenadoria de Comunicação Social


Ensino à distância passa por etapa de credenciamento


Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) esteve em Cáceres, 220 km de Cuiabá, durante os dias 15 e 16 de dezembro, para avaliar o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (Educação Básica) da Divisão de Ensino à Distância (Dead). Foram analisadas a proposta pedagógica, estrutura de apoio e o material didático, requisitos para o credenciamento do curso.


O ensino à distância é uma das modalidades diferenciadas ofertadas pela Unemat nos pólos educacionais de Jauru e Nova Xavantina e com cerca de 800 estudantes matriculados, todos professores na rede pública ensino em formação continuada.


De acordo com Rosalva Pereira de Alencar, coordenadora da Divisão, o credenciamento da Universidade dará autonomia às suas ações na oferta de cursos à distância e qualificação no atendimento a uma demanda crescente no estado. “Isso dá respaldo ao debate de criação do pólos de São Félix do Araguaia e Cáceres”, avalia.


Com o curso credenciado, a Universidade pode expedir diploma e um outro objetivo é dar um perfil Institucional aos cursos com a produção de material e, em seguida, expandir a oferta de cursos para outras áreas.


Os três critérios fundamentais: proposta pedagógica, estrutura de apoio e material didático podem ser entendidos como a forma de ensinar e providenciar recursos de atendimento ao estudante. “O aluno não pode ficar largado à distância, ele deve ser atendido à distância”, afirma Eduardo Morgado, um dos membros da comissão.


Posteriormente, o curso irá passar pela etapa de reconhecimento, prevista para o 1º semestre de 2004, ano em que forma-se a primeira turma do curso de Pedagogia.


A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Helena Rodrigues, diz que receber a comissão do MEC um mês após o Encontro Regional de Ensino a Distância reflete a credibilidade que a instituição hoje tem na área. “Mato Grosso é um estado de grandes dimensões territoriais e uma grande parcela da população não tem acesso ao ensino regular, com a oferta desta modalidade a Universidade atende uma demanda expressiva”.

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